terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Contrastes

Não é com certeza uma ideia original mas também não sei onde a fui buscar. Dei comigo a abençoar a união da lã grossa e quentinha com o fino algodão de verão. As agulhas começaram sem saber o que teciam mas vão certamente rematar um agasalho para me aquecer nos dias frios deste inverno.





segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ponto lançado



De fácil execução, óptimo para preencher um motivo sem conferir muito relevo. No fundo, consiste numa sequência de pontos paralelos que se vão bordando bem juntinhos até cobrir toda a área pretendida.
O resultado final podemos ver aqui em baixo.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Marrocos - artesanato têxtil para lá do Mediterrâneo

Fomos acabar o ano a Marrocos, a bagagem incluía, com não poderia deixar de ser, um conjunto de agulhas e vários novelos prontos a serem tricotados. Estava planeado darmos a volta ao país em 6/7 dias e como me faltava coragem para encarar o volante do nosso gigante meio e de transporte que era em simultâneo, também "meio" de alojamento, pensei eu com os meus botões que nada melhor do que um projecto de tricot para ajudar a percorrer os muitos km que estavam no nosso roteiro.
Ao fim do terceiro dia de viagem (segundo em Marrocos ) os meus botões riam-se de mim. Uma gastroentrite colectiva atirou as agulhas para o fundo da mala, para só serem resgatadas depois do regresso a casa, depois da lenta recuperação da nossa maleita marroquina.
Apesar da "reportagem fotográfica" não ter sido muito rica, não consigo deixar de partilhar aqui o vibrar das cores dos têxteis marroquinos, o tear a mãos masculinas, o acto caricato de fiar de seda nas paredes da Medina e as peles nos seus banhos de cor e de sol.








segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Os primeiros pontos do ano


Há já algum tempo que tinha vontade de me aventurar a tricotar com 5 agulhas e quando vi este post, pensei: é isto mesmo!
Depois do impacto inicial, a descoordenada dança das agulhas acaba por assumir uma cadencia e ritmo perfeitos.
Já o resultado final ficou um "bocadinho" ao lado da perfeição ;)
Mas como temos cá em casa mais umas cabecitas para aquecer com certeza que o próximo gorro ficará mais recomendável!



domingo, 13 de janeiro de 2013

Para mais perto de mim...

O ano novo entrou sem que aqui viesse despedir-me do velho.
Dezembro passou a correr e Janeiro segue-lhe as passadas.
Apesar da correria entre as gigantes e os pequeninos, das distancias maiores do que o que seria de desejar, da estapafúrdica dinâmica domestica, dos medos que ganham forma de projecto, das incertezas cada vez mais incertas... Apesar dos pesares, 2012 foi um ano bom.

E 2013, auspicia-se melhor... Não tenho desejos, nem pedidos para lançar aos ventos... este novo ano ofereceu-me a leveza caracteristica dos que se acham capazes de ir mais além, dos que não se espantam com os problemas porque os dismistificam na solução... 2013 será sinónimo de energia e de concretização.

E por isso em vez de um lista de 12 desejos a alinhar com as 12 badaladas tenho antes um leque de 12 objectivos. E um deles, claro, passa por aqui. Este ano o pontocereja vai ser a minha bolha de oxigénio. As linhas e as agulhas o terão presença obrigatória na minha rotina semanal.

Porque  a meia e a liga, os nossos bordados e a minha vontade de renovar a tradição fazem-me respirar melhor, trazem-me para mais perto de mim...